É bem provável que você já tenha ouvido falar desse conceito. Lifelong Learning é o processo contínuo de aprendizagem, que vai além da educação formal e percorre toda a vida do indivíduo.
Ao contrário do que parece, esse conceito não é recente. Ele surgiu na década de 70 e ganhou maior destaque nos anos 90.
E sabe qual era o pensamento da época?
“É necessário que o aprendizado seja constante e não apenas nas salas de aula do ensino tradicional (…) preparar o indivíduo para um cenário de mudanças nos contextos pessoal, profissional, tecnológico e cultural”.
Parece que estamos falando de 2021, não é mesmo?
Podemos dizer que a única certeza que nos resta é a da impermanência das coisas! Tudo vai mudar e cada vez mais rápido e o novo vai exigir também novos conhecimentos, novas skills e porque não, novas formas de aprender. Você já pensou em tudo que tivemos que aprender com a Pandemia? Crianças, jovens, adultos e idosos, todos tiveram que adquirir novas habilidades que agora já viraram nossa rotina.
Existem 2 características comuns às pessoas que desenvolveram alta capacidade de aprender:
- Lifelong learning: capacidade/escolha de aprender ao longo da vida e em todas as situações da vida;
- Lifewide learning ou aprendizagem autodirigida: capacidade/escolha de construir suas próprias oportunidades de aprendizagem.
Aprender ao longo da vida é reconhecer o “não saber” ou perceber que aquele saber pode estar com o “prazo de validade” vencido, já não serve mais para o momento atual e assim dar espaço ao novo aprendizado. Desconstruir visões, abandonar paradigmas e verdades absolutas é uma ato de humildade e coragem.
Você se considera um aprendiz ao longo da vida?
Para saber +: