Porque aprender a aprender é necessário.

Aprendizagem é a primeira das core skills do livro Core Skills: 10 habilidades essenciais para um mundo em transformação.

E não é à toa que essa competência lidera o ranking. Vivemos num mundo de incertezas e mudanças que ocorrem em ciclos de tempo cada vez mais curtos.

Não é novidade que o avanço das tecnologias, da inteligência artificial e do aprendizado da máquina, automatizará muitas atividades, deixando para o ser humano aqueles trabalhos que exigem maior conhecimento e especialização.

Você sabia que a cada ano 20% do nosso conhecimento se torna obsoleto?

Nesse cenário complexo estar em constante aprendizado não é mais uma opção e sim uma necessidade.

Por muitos anos terminar uma faculdade ou uma pós-graduação era suficiente para se manter empregável e capaz de exercer seu trabalho. Essa era a realidade de um mundo linear, em que as mudanças levavam décadas para acontecer e que o foco da aprendizagem era a aquisição de conhecimentos e títulos.

Hoje vivemos num mundo não-linear, complexo, incompreensível e impermanente. Nesse cenário, ser capaz de criar suas próprias estratégias de aprendizagem, ou seja, aprender a aprender é cada vez mais importante. 

Aprender não é consumir conteúdo, é explicitar o conhecimento fazendo algo melhor do que se fazia antes. Adotamos essa visão proposta por Alex Bretas e Conrado Schlochauer pois conectar com aquilo que acreditamos.

Muitos de nós fomos educados com o olhar de que o lugar de aprender é na sala de aula e que precisamos de alguém que nos ensine. A verdade é que essas crenças não fazem sentido. Somos por natureza aprendizes autodirigidos (explicaremos esse conceito em outra publicação).

Existem muitas possibilidades de aprendizado fora de ambientes formais e somos plenamente capazes de assumir a direção da nossa própria jornada de aprendizagem.

Ser capaz de aprender a aprender dá autonomia e liberdade. Acelera e potencializa o desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades e de todas as skills que quisermos adquirir.

Como está sua capacidade de aprender a aprender?

Para saber +:

O aprendiz Ágil: lifelong learning, subversão criativa e outros segredos para se manter relevante na era das Máquinas Inteligentes. (Alexandre Teixeira e Clara Cecchini).

Lifelong Learning – o poder do aprendizado contínuo: Aprenda a aprender e mantenha-se relevante em um mundo repleto de mudanças. (Conrado Schlochauer).

Compartilhe nas redes sociais