Como viajar pode ser uma grande oportunidade de aprender

Existem muitas formas super potentes de aprendizagem e desenvolvimento que ocorrem fora do ambiente tradicional de aprendizado. Vamos citar algumas delas::

  • viajar
  • fazer intercâmbio
  • mudar de cidade ou país
  • mudar de cargo, empresa ou área de atuação
  • conduzir um projeto
  • fazer trabalho voluntário

E o que cada uma dessas situações têm em comum?

  • saímos da nossa zona de conforto.
  • fortalecemos nossos conhecimentos e habilidades.
  • ampliamos nossa visão e perspectiva.
  • adquirimos novas skills.
  • conhecemos e interagimos com pessoas diversas.

Muitas vezes não percebemos o quanto extraímos de aprendizado dessas experiências.

Talvez isso ocorra porque crescemos com a ideia de que para aprender, precisamos estudar, ou precisamos estar dentro de um “curso” ou ainda, dependemos de alguém que nos ensine.

Você já imaginou o quanto é possível aprender com uma viagem?

Não estamos falando aqui dos pacotes de viagem que compramos em uma agência ou site com tudo pronto. Vemos muitas oportunidades de aprendizado naquelas viagens em que pesquisamos, escolhemos para onde ir, e planejamos cada passo da viagem.

Na etapa pré-viagem algumas competências estão envolvidas: capacidade de pesquisa, curiosidade, planejamento e organização, raciocínio lógico (para roterizar, economizar tempo e dinheiro) e gestão financeira. Quando embarcamos saímos da nossa zona de conforto.

Viajar sozinho:

Se vamos sozinho, exercitamos nossa independência, autonomia, responsabilidade, criatividade, solução de problemas e capacidade de pedir ajuda (pois nem sempre tudo sai como o planejado). Sozinho as decisões estão exclusivamente nas nossas mãos… que horas acordar, o que visitar, onde almoçar, em que lojas comprar. Acredite, para algumas pessoas isso é uma nova e assustadora experiência.

Muitas pessoas nunca viajaram sozinhas, pelo receio de se encontrar em situações de vulnerabilidade e não saber o que fazer. Mas é aí que mora a riqueza dessa experiência. Poder encontrar em si e na sua jornada as respostas e as skills necessárias às situações que se apresentam. Chamamos isso de autoconhecimento e ampliação de repertório. Além de aprendermos a apreciar a própria companhia, voltamos dessa “viagem” nos sentimos mais fortes e confiantes.

Viajar com outras pessoas:

Se vamos com familiares ou com um grupo de pessoas temos momentos de empatia (quando você não quer visitar algum lugar que é muito importante para outra pessoa), negociação para se chegar a um consenso do que visitar, de onde jantar, gestão do tempo (se você atrasa pode comprometer o passeio de todos).

Ao mesmo tempo, viajar com outras pessoas possibilita aprimorar sua habilidade de relacionamento interpessoal, conhecer o outro com maior profundidade e gerar maior conexão. Você pode curtir a companhia do outro, dividir pensamentos e sentimentos e aprender. Quem nunca ganhou um novo amigo de presente de viagem?

Acreditamos que viajar é um ótimo investimento.

Você também ama viajar?

Para saber +:

Voyager en solo oui, mais pas toute seule ! Jessica Pommier | TEDxESCClermont

Compartilhe nas redes sociais