Como cultivar a autenticidade

Antes de dar dicas de como cultivar a autenticidade vamos compartilhar com você a história da francesa Jessica Pommier apresentada no TED Talk Viajar sozinha sim, mas não totalmente só. 

Jessica, uma jovem de 30 anos decide largar sua promissora carreira na Disney para fazer uma viagem sozinha explorando 3 continentes e 13 países durante 1 ano.

A primeira etapa da viagem foi muito antes de embarcar no avião. Foi o “clique” que fez decidir mudar radicalmente sua vida. Após o rompimento de um relacionamento amoroso, Jessica experimenta uma solidão imposta pelas circunstâncias e não escolhida por ela. Nesse momento ela decide analisar sua vida e inicia uma reflexão sobre si, sua motivação no trabalho, seus sonhos e felicidade.

Ao partir, ela relata como viajar sozinha a permitiu se conectar consigo mesma e com outros, num processo que chamou de solidão criativa. Tomar suas próprias decisões sem o apoio de outras pessoas fez com que ouvisse seu coração e sua intuição e experimentasse momentos de vulnerabilidade e coragem. A viagem solitária ao redor do mundo resultou na descoberta das maravilhas do seu mundo interior.

Esse é um exemplo de alguém que resgatou sua autenticidade “dos escombros”. Nessa jornada Jéssica se conectou com um sonho que ela tinha desde pequena e criou um documentário da sua viagem voltada para o público infantil.

O processo de cultivar ou resgatar sua autenticidade baseia-se em três pilares:

  • Autoconhecimento:
  • Auto-aceitação
  • Responsa-habilidade.

A autenticidade é feita dos valores, talentos, interesses e sonhos de cada um, e para revelá-la e fortalecê-la precisamos de AÇÃO e REFLEXÃO.

Se nos sentimos desconectados de nossa essência, é importante viver experiências e conhecer pessoas novas capazes de nos mostrar essa CONEXÃO. Se ficarmos esperando que algo aconteça ou nos voltarmos excessivamente para nosso EU INTERIOR a fim de encontrar as respostas, elas provavelmente não virão.

Como vimos na história da Jéssica, o resgate da autenticidade se dá no mundo, ainda que os momentos de pausa e reflexão individuais nos ajudem a tomar consciência do que está acontecendo.

E como podemos cultivar interações mais autênticas?

  • favorecer a ousadia e celebrar o que é diferente
  • diversificar e mesclar referências criativamente
  • viver experiências fora do seu contexto habitual
  • cultivar amizades e fazer novos amigos.

E você, está conseguindo ser autêntico e fiel a si mesmo?

Para saber +:

Voyager en solo oui, mais pas toute seule ! Jessica Pommier | TEDxESCClermont

Core Skills: 10 habilidades essenciais para um mundo em transformação escrito em 2020 (Alex Bretas, Alexandre Santille, Conrado Schlochauer e Tonia Casarin).

A coragem de ser imperfeito (Brené Brown).

A coragem de ser você mesmo (Brené Brown).

Compartilhe nas redes sociais