Autenticidade: a capacidade de ser fiel a si mesmo

Autenticidade é a segunda Core Skill proposta no livro Core Skills: 10 habilidades essenciais para um mundo em transformação escrito em 2020 por Alex Bretas, Alexandre Santille, Conrado.

E porque a autenticidade é uma skill importante?

As pessoas consideradas autênticas tendem a ser mais felizes, mais seguras de si, extrovertidas, conscientes, abertas e adaptáveis. Os momentos em que somos nós mesmos são aqueles que experimentamos sentimentos de liberdade e felicidade.

Usamos 3 definições complementares de autenticidade para ilustrar o conceito.

  • Ser autêntico é “ser você mesmo” (que é diferente de ser o melhor).
  • “É sua voz interna dizendo a mesma coisa que sua voz externa”.
  • “Ser fiel a nós mesmos” (Maria Sirois).
  • Ser autêntico é expressar nossa criatividade singular no mundo, filtrando as influências externas relevantes e descartando as irrelevantes.

Diariamente vivenciamos situações que nos afastam da nossa essência, que acreditamos “não poder” dizer aquilo que pensamos e sentimos e que traímos nossos valores por “não ter escolha”. Vamos “nos adaptando” (e muitas vezes nos anulando) e nossa essência vai dando lugar aquilo que esperam de nós, ou que temos medo de ser. 

Assim, nossa impressão digital, aquilo que nos torna únicos, precisa ser revelada a partir dos escombros de julgamentos e frustrações.

O mundo que vivemos caminha para a padronização, a massificação e a polarização. Isso atrofia a nossa capacidade de poder ser verdadeiramente quem a gente é. Estamos todos buscando nosso espaço e nossa sobrevivência. Somos incentivados a acreditar que o mundo é escasso e que não há espaço para todos. Esse contexto favorece que as pessoas se tornem mais competitivas e menos autênticas, usando máscaras e representando um personagem.

Porém, o mito do herói perfeito e que tudo enfrenta está dando lugar ao ser vulnerável, humano e autêntico. 

Na mesma onda da massificação, há aqueles que optam pelo caminho inverso, o de preservar quem se é e se colocar no mundo com suas imperfeições. É com essas pessoas que queremos nos conectar, gente de verdade, gente como a gente.

Nosso convite é que você olhe para dentro de si e busque revelar (ou redescobrir) o que há na sua essência, o que torna você uma pessoa única.

Para saber +:

Felicidade autêntica: Use a psicologia positiva para alcançar todo seu potencial. (Martin Seligman).

A coragem de ser imperfeito (Brené Brown).

A coragem de ser você mesmo (Brené Brown).

Compartilhe nas redes sociais