Segundo o relatório de 2020 da OECD – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) formada por países-membros que se dedicam a promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar social, 1 em 4 adultos já se percebe com qualificação insuficiente para se adequar às necessidades de seu trabalho,
Em 2020 relatório anual da Deloitte apontou que 73% dos colaboradores acredita que seu desenvolvimento é de responsabilidade da empresa que trabalha.
As principais tendências e preocupações de CEOs do mundo apresentadas no relatório de 2021 da consultoria PwC apontam a falta de habilidades essenciais dos colaboradores como o único fator interno que pode impedir ou retardar o crescimento das empresas (todos os outros são fatores externos à empresa relacionados a economia, política e meio-ambiente).
De um lado, temos a empresa investindo em iniciativas para gerar “educação” (aumento de ofertas de cursos) e não necessariamente aprendizado (transferência de conhecimento). Do outro, o colaborador, esperando que a empresa, seu líder ou a área de treinamentos lhe ensine o que deve aprender, que skills desenvolver e como desenvê-las.
Nesse cenário, um dilema: quais skills investir?
Há um aumento na demanda por habilidades cognitivas (compreensão, interpretação, análise e comunicação de informações complexas) e de habilidades socioemocionais (inteligência emocional, empatia, aprendizagem, adaptabilidade, coragem).
Segundo o estudo do site de recrutamento CareerBuilder, em 2021, 77% das empresas apontaram as habilidades emocionais sendo tão importantes quanto as técnicas no dia a dia de trabalho. E, em 2022, a tendência é que elas ganhem ainda mais força. Também conhecidas como soft skills, essas qualidades têm a ver como a maneira como um profissional lida com o outro e consigo mesmo. E, de acordo com um levantamento do LinkedIn, elas serão uma das prioridades para 92% dos recrutadores.
Seja em processos seletivos externos (no qual o candidato está buscando ocupar 1 vaga dentro da empresa), seja em recrutamentos internos ou promoções (em que o colaborador busca uma movimentação vertical ou horizontal dentro da empresa), muitas vezes é a falta de soft skills que está impedindo ou retardando o alcance da tão desejada oportunidade.
Já fiz muitos processos de recrutamento (internos e externos) no papel de avaliadora e um comportamento é bastante comum:
O candidato olha os requisitos da vaga e tenta fazer 1 imersão pré-entrevista naquele conhecimento/skill que ele não tem.
Vou dar exemplo: A pessoa ocupa o cargo de Analista e está se candidatando para uma posição de Coordenador, cargo que nunca ocupou antes.
É bastante comum os candidatos saírem “correndo” fazer um curso de Liderança ou comprar 1 livro sobre o assunto ou pedir um conselho para aquele líder que admira. Não há nenhum problema nisso! O fato é que essa ação pontual e isolada na véspera da entrevista não vai fazer você desenvolver a skill de liderança. Você pode até ser aprovado por falar aquilo que o “avaliador” quer ouvir, mas na prática você não vai entregar aquela skill com tanta rapidez.
E como desenvolver skills de liderança sem ainda ocupar o cargo de líder?
Você pode tornar esse processo gradativo, criando oportunidades de experenciar o “papel” de líder em projetos na sua área ou até fora da empresa, trabalhos voluntários, centros acadêmicos. Todas essas são oportunidades de desenvolver skills importantes para essa posição como: autoconhecimento, comunicação, influência, motivação, empatia, orientação para resultados.
Muitas pessoas acreditam que quando a oportunidade aparecer é que eles devem se preparar. Mas aí o processo é árduo, sofrido, gera ansiedade e tem riscos da sua primeira experiência de liderança ser conturbada.
Desenvolver soft skills requer tempo, energia e dedicação, com cadência e consistência na aplicação prática do conhecimento. À medida que vamos evoluindo, descobrimos o quanto ainda não sabemos, e nos direcionamos para aprender +, é um ciclo que nunca acaba.
Está pensando em dar o próximo passo na sua carreira?
Analise as skills necessárias para o cargo ou área que você está interessado.
- converse com pessoas que ocupam essa função.
- levante quais as soft e hard skills essenciais para iniciar na posição.
- construa seu plano de desenvolvimento
- crie oportunidades de aplicação prática da skill
- capriche na execução do plano, com cadência e consistência
- lembre-se: foque em 1 skill por vez.
Investir no desenvolvimento de soft skills pode aumentar sua empregabilidade e alavancar a sua carreira.