Aprendizagem: porque essa skill é importante

São inúmeros os estudos que apontam que a Aprendizagem é uma das skills mais importantes não só do futuro, mas do momento. 

O relatório do Fórum Mundial divulgado em 2020 apresenta 15 principais skills para 2025 e sabe qual é a 2º do ranking?

Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem. 

Publicado em 2021, o livro Core Skills: 10 habilidades essenciais para um mundo em transformação, também traz a Aprendizagem como a número 1 da sua lista. Os autores analisaram vários estudos ao redor do mundo e, partindo de uma lista de 301 skills, chegaram as 10 principais:  

  • Aprendizagem
  • Autenticidade
  • Comunidade
  • Confiança
  • Coragem
  • Criatividade
  • Curiosidade
  • Empatia
  • Equilíbrio
  • Influência

Gosto dessa definição de que Aprendizagem é explicitar o conhecimento fazendo algo melhor do que se fazia antes. Ou seja, é sobre “colocar para fora” e não apenas consumir o conhecimento.   

E porque Core skills e não soft skills? 

O conceito de hard skills usualmente está ligado a habilidades mais técnicas e mais difíceis de serem desenvolvidas ou até mais importantes. Já soft skills se conecta com o conceito de habilidades comportamentais e dá a impressão de serem mais fáceis e/ou menos importantes. Os autores propõem que deixemos de lado essa “classificação” e olhamos essas skills como essenciais (CORE), importantes e que merecem atenção, tempo e energia para serem desenvolvidas.

E não é à toa que Aprendizagem é a 1º dessa lista. Se somos capazes de aprender a aprender, construímos nossas próprias estratégias de aprendizagem e assumimos a direção desse processo não somente de forma pontual, mas ao longo da vida (lifelong learning) e em todas as áreas de atividade (lifewide learning).

Outra lista de Skills essenciais em que o Aprendizado contínuo está presente é a proposta por Lucedile Antunes, autora do livro Soft skills: competências essenciais para os novos tempos.

  • Integridade e ética
  • Empatia
  • Adaptabilidade
  • Automotivação
  • Inteligência emocional
  • Aprendizado contínuo
  • Ser + humano do que profissional

Segundo ela, profissionais com essa característica “são mais capazes de se auto gerenciarem, sendo resilientes sob pressão e garantindo seu bem-estar emocional”. 

Vivemos no mundo BANI: Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível e nossa única certeza é a da impermanência. Há estudos que dizem que nossos conhecimentos se tornam obsoletos a cada 5 anos. 

Nesse cenário, aprender novas skills com agilidade, cadência e consistência passa a ser não só um diferencial, mas um fator de sobrevivência. Diariamente somos convidados a repensar nossas crenças, desconstruir nossas certezas e abrir espaço para o novo, mas às vezes não “ouvimos esse chamado”. Nos apegamos às nossas suposições, intuições e hábitos ao invés de mantermos a mente aberta ativamente e repensarmos nossas certezas.    

Sob essa perspectiva, aprender é um exercício de humildade intelectual, vulnerabilidade e coragem. Estamos falando de ter consciência, saber que não sabemos, reconhecer isso para si ou para os outros (com aceitação) e agirmos para aprender. 

É o ciclo do repensar: humildade > dúvida > curiosidade/interesse > descobertas que amplia nosso conhecimento e nossa humildade intelectual. 

À medida que sabemos mais, percebemos o quanto ainda não sabemos e vamos contra o ciclo da confiança excessiva: orgulho > convicção > vieses de confirmação e desejabilidade > validação. 

A competência em algo e o excesso de conhecimento ou de convicções podem nos trancar em prisões que nós mesmos criamos. Costumamos nos orgulhar do nosso conhecimento e nossas habilidades, de nossa fidelidade a crenças e opiniões. Isso faz sentido em um ambiente estável e linear, em que somos recompensados por ter convicções em nossas ideias. O problema é que o mundo muda muito rápido, e precisamos pensar e repensar com a mesma abertura e agilidade. 

Inúmeros são os exemplos de políticos, CEOs e profissionais que se apegaram ao que os levou ao sucesso e não se mantiveram dispostos a assimilar novas ideias e evoluir para outras demandas e cenários. 

Por todos esses motivos que a Aprendizagem é sim uma das skills mais importantes que precisamos desenvolver ou fortalecer continuamente nossa capacidade de aprender.

Como está sua habilidade de Aprender a aprender?

Compartilhe nas redes sociais